sábado, agosto 25, 2007

173 presos permanecem nas ruas após saída do Dia dos Pais


Natália Espanholi Terça-feira - 21/08/2007

Região - Dos 1.517 detentos dos quatro presídios de regime semi-aberto da região que receberam o benefício da saída temporária para passar o Dia dos Pais com a família, 173 (11,4%) não voltaram. No ano passado, 77 dos 1.236 detentos não voltaram para a prisão, o que representou 6,2%. Os números foram divulgados pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) de São Paulo. O retorno dos presos deveria ocorrer durante toda a semana passada.

Em Valparaíso, dos 863 presos que receberam o benefício, 102 não retornaram ao CPP (Centro de Progressão Penitenciária). Na penitenciária I Nestor Canoas, de Mirandópolis, 39 dos 478 presos que não voltaram já são considerados foragidos. O menor número de fugitivos registrado na região foi na penitenciária de Avanhandava, onde 32 dos 123 beneficiados não haviam se reapresentado até anteontem. Em Birigüi, todos os 53 internos do CR (Centro de Ressocialização) retornaram na data prevista.

Estão em regime semi-aberto, presos que já cumpriram um sexto da pena, réus primários e que não sofreram punição e os reincidentes que passaram um quarto do tempo de condenação nas cadeias.

Segundo o diretor substituto do CR de Birigüi, Fernando Zanelli, os detentos que não voltam à reclusão no prazo estipulado são considerados foragidos e, uma vez capturados, passam a cumprir pena em regime fechado. Os que se atrasam respondem a procedimento disciplinar interno e podem perder o benefício do semi-aberto. "Geralmente damos o prazo de um dia para que ele se apresente antes de ser considerado o abandono", disse. "O interno pode se apresentar em outra penitenciária ou delegacia e informar que está a caminho, mas mesmo assim o atraso será apurado."

Em Valparaíso, a data de retorno era dia 15, até as 17h. Em Mirandópolis, o prazo limite para o retorno dos presos, com a tolerância de 48 horas, terminou às 17h do dia 16. O maior período de benefício foi em Avanhandava, para onde os presos teriam de voltar até as 14h da sexta-feira, dia 17.

No estado de São Paulo, 823 dos 16.510 detentos que saíram para passar o Dia dos Pais com a família não retornaram à prisão, o que representa 4,9%. No mesmo período do ano passado, 12.998 presos passaram o Dia dos Pais em casa. Desses, 721 (5,55%) não retornaram. Segundo a assessoria da SAP, esse é o menor índice no Estado de presos que não retornam para a prisão nos últimos sete anos.


Foto: Alexandre Souza
Legenda: No Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso, 102 dos 863 presos beneficiados não voltaram e são considerados foragidos
Fonte: Folha da Região
Data: 21/08/2007

2 Comentários:

At 10:30 PM, Anonymous Anônimo disse...

eu e mais 3 amigas e um amigo fomos assaltadas no sábado,dia 10-01-2010,ás 02 horas da manhã na rua liberdade,em frente o campo bandeirantes.Saímos de um show rock,e nisso um cara apé atrás de nós 4 disse:vira aí que estou mandando,se não mato vocês todos.e viramos.NÓS 3 meninas não tinhamos nada pra dar,e eu orando pra que não acontecesse nada de pior;e o cara com arma nas costas e pedindo o celular para o nosso amigo,e nosso amigo entregou e o cara sumiu e ainda disse:eu te mato hein.

 
At 10:34 PM, Anonymous Anônimo disse...

será q vocês podem ajudar?ou já passou da data?porque eu reconheço o cara ainda,e eestou muito traumatizada e com medo

 

Postar um comentário

<< Home