sábado, agosto 25, 2007

Buritama comemora 59 anos hoje

Natália Espanholi Sexta-feira - 24/08/2007

Buritama - Buritama, com população de 14,7 mil habitantes, completa hoje 59 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, a Prefeitura promove, a partir das 20h, desfile de carros alegóricos, com saída da rua General Glicério, passando pela avenida Frei Marcelo Manilia e chegada na rua Floriano Peixoto. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o desfile tem a participação de alunos das escolas da cidade, funcionários públicos e do comércio.

A Paróquia Nossa Senhora do Divino Livramento realiza missa de Ação de Graças na Igreja Matriz, no centro da cidade, a partir das 19h30. A dupla Rivaldo e Ricardo se apresenta na praça Dom Lafaiete Líbano, a partir das 21h. De acordo com a assessoria da Prefeitura, as festividades de aniversário começaram na quarta-feira, com show da banda Tendência Caipira. Ontem, quem se apresentou foi a Banda Prisma.

Buritama nasceu como povoado 1870 pelas mãos de Manoel Antonio Pereira, de Minas Gerais, que se mudou para o local com a família atraído pelas terras. O povoado recebeu o nome de Palmeiras. O desenvolvimento se deu com a agricultura de arroz, algodão e milho.

Passados dois anos, o povoado de Palmeiras foi elevado à categoria de distrito, batizado de Buriti, devido às extensas palmeiras no local. Na época, o distrito pertencia ao município de São José do Rio Preto. Em 29 de novembro de 1927, houve a elevação a distrito de paz, com o nome de Buritama, que em tupi guarani significa Palmeiras. A emancipação veio em 24 de agosto de 1948. Posteriormente, foi instalada a comarca, em 31 de dezembro de 1963. Hoje, a principal atividade econômica é o turismo, na prainha à margem do rio Tietê.


Fonte: Folha da Região
Data: 24/08/2007

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home