Rio-pretense malha ‘traidor de Cristo’

Moradores de Rio Preto devem manter a tradição do Sábado de Aleluia e fazer a malhação de Judas hoje em bairros da cidade. A malhação é uma manifestação tradicional, na qual um boneco representa a figura de Judas Iscariotes, traidor de Jesus Cristo.
O boneco é linchado, pisoteado e até mesmo queimado em alguns casos. O rito tem a participação de crianças e adultos.
Paixão de Cristo
Ontem à tarde um grupo de jovens da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Nazareth, encenou a Paixão de Cristo. Cerca de 60 jovens do grupo Jufa (Jovens Unidos de Fátima), que existe há 17 anos, emocionaram os presentes ao mostrarem o sofrimento de Jesus.
É muito lindo, bem verdadeiro. “Nunca tinha visto, estou emocionada”, diz a atendente Thaís Zocal.
Os atores começaram a encenação pela crucificação do pai de Judas. “Queremos mostrar o que levou Judas à traição. Muita gente não sabe por que ele traiu”, diz Cleiton Moraes, jovem que interpreta o papel do traidor há dois anos. Júlio Sanches, que fez Jesus Cristo, estava muito emocionado. “É a primeira vez que contamos toda a história. Está sendo uma grande responsabilidade, estou muito nervoso”, afirmou.
A vendedora Rosimeire Vicente Bastos disse que se sentia como se estivesse presente quando tudo aconteceu. “Sem comentários, é perfeito. Estou me sentindo como se estivesse lá, no dia em que aconteceu.”
Muitas crianças também assistiram a Paixão de Cristo. Acompanhada da mãe Ana Cláudia Froscote, Rafaella, 7 anos, comentou o que viu. “É muito bonito. Eu já conhecia a história, mas estou aprendendo mais hoje.” Júlio Sanches, o Jesus, afirma: “Me empenho para tocar as pessoas e mostrar que ele sofreu por nós”.
Foto: Thomaz Vita Neto
Data: 14/04/2006
Fonte: Jornal Bom Dia Rio Preto


0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home