segunda-feira, maio 26, 2008

Projeto oferece atividades com bolsa de R$ 60



Natália Espanholi
Domingo - 02/09/2007

Birigüi - O Projeto Jovem mais Jovem - Ação Jovem, realizado em parceria entre a Prefeitura de Birigüi e o governo do Estado, está com inscrições abertas para as nove atividades que são desenvolvidas na cidade. Segundo o coordenador do projeto, Giovani Machado, as inscrições são para ativar o banco de dados do projeto e formar uma lista de espera para as vagas que surgem durante o ano. "A cada mês, surgem cerca de 10 a 15 vagas nas atividades que o projeto desenvolve em Birigüi, pois muitos jovens que participam acabam conseguindo emprego ou se mudam da cidade e as vagas ficam abertas", disse Machado.

Podem participar do projeto, jovens entre 15 e 24 anos, que estudem na rede pública de ensino e tenham renda familiar de no máximo dois salários mínimos. Quem participa do projeto recebe um auxílio financeiro mensal de R$ 60, que é pago pelo Programa Ação Jovem do governo do Estado. "Quando o aluno faz a inscrição, os dados são colhidos e checados, o que demora cerca de duas semanas", disse "Estando tudo certo, ele já começa a participar das aulas que acontecem no período da tarde."

De acordo com Machado, cada atividade oferece 20 vagas, num total de 180, mas o governo só dá bolsa para 120 alunos. "Caso o adolescente ou jovem queira participar do projeto nessas vagas que não são remuneradas, ele pode e assim que surgir uma vaga remumerada, ele será transferido", disse. Atualmente, o projeto atende 120 jovens semanalmente. Os pais dos alunos também participam de palestras e atividades.

As atividades do projeto, que existe desde 2005 no município, são desenho artístico e publicitário, serigrafia, informática básica, jazz contemporâneo, artesanato, língua inglesa, artesanato em meia de seda, futebol de salão e orientação profissional. Segundo o coordenador, o objetivo do projeto é contribuir na construção da identidade de cada aluno que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições podem ser feitas na Casa do Menor, que fica na rua Roberto Clark, 236, no centro de Birigüi. É preciso que os pais ou responsável apresentem cópias da certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de renda, comprovante de endereço, declaração escolar e uma foto 3x4 do jovem ou adolescente que queira participar do projeto. Mais informações pelo telefone (18) 3644-4406.

Foto: Rafael Lopes
Legenda: Entre as atividades oferecidas pelo projeto, que funciona em Birigüi desde 2005, está o artesanato
Fonte: Folha da Região
Data: 02/09/2007

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home