terça-feira, julho 24, 2007

Famílias enterram vítimas de Birigüi


"Esse país vai acabando com as pessoas aos poucos, mas dessa vez ele conseguiu eliminar a minha família de uma só vez." A frase, de familiares e amigos das vítimas de Birigüi no acidente com o avião da TAM, foi entregue em uma folha de papel à imprensa no velório das vítimas realizado domingo em Birigüi.

Os corpos do empresário Márcio Rogério de Andrade, 35, da esposa Melissa Ura Doná de Andrade, 30, da filha do casal Alanis Ura Doná de Andrade, 2, e do advogado André Ura Doná, 25, foram enterrados domingo à tarde no Cemitério da Consolação, em Birigüi.

O corpo do advogado, irmão de Melissa, foi o último a ser identificado pelos médicos do IML (Instituto Médico-Legal) Central de São Paulo e chegou a cidade por volta das 9h. O sepultamento ocorreu às 13h. O enterro, que estava marcado para sábado à tarde, foi adiado duas vezes.

O primeiro adiamento aconteceu depois que o vôo de Marilda Ura, 53, que vinha do Japão, foi desviado para o Chile devido a pane do sistema de radares do Cindacta 4 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) em Manaus. "Fretamos um vôo que a levou até São Paulo e de lá ela veio de carro até Birigüi", disse Mário Ura, irmão de Marilda, mãe de Melissa e André. Segundo a família, ela teria chegado a cidade por volta das 4h do sábado.

O segundo adiamento ocorreu por causa da identificação do corpo de André. "O corpo foi identificado às 15h de sábado, mas só foi liberado durante a madrugada", disse Ura. Amigos e parentes de André usaram camisetas com a foto dele. Segundo Ura, 50 camisetas foram feitas e distribuídas pela família.

No saguão da Funerária Bom Pastor, onde os corpos foram velados, cerca de 300 pessoas acompanharam a celebração que ocorreu antes da saída dos corpos para o cemitério. Familiares e amigos se emocionaram no último adeus. "O que vai ser difícil agora é voltar à rotina e não tê-los mais perto da gente. A Melissa e a Alanis estavam em nosso dia-a-dia, passavam sempre em casa. Vai ser difícil acostumar agora", disse Mário Ura. "A dor é grande, mas tenho confiança em Deus que vamos suportar e que isso sirva de lição para o nosso país", disse o pai de Márcio Rogério, Cláudio Frutuoso de Andrade, que é de Monte Aprazível. Os corpos foram enterrados em um jazigo de propriedade da família Doná.

Parentes de Márcio e de Melissa, que antes evitavam comentar sobre responsabilidades no acidente, se manifestaram domingo. "Espero que todas essas mortes tenham servido de lição para que os governantes evitem outros acontecimentos como este no futuro", afirmou Andrade. "Pode ter ocorrido uma falha mecânica ou uma falha humana, mas para nós a pista foi a principal causa da tragédia. O aeroporto deveria ser fechado", desabafou Mário Ura.

Os familiares não descartam no futuro mover ação judicial contra os responsáveis pelas mortes. "Nós vamos procurar todos os nossos direitos e vamos defendê-los como pudermos. Tudo o que estiver no direito da família vai ser feito, mas, infelizmente, isso não vai trazê-los de volta", afirmou Mário Ura.

VISITAS - De acordo com funcionários do cemitério da Consolação em Birigüi, várias pessoas têm passado pelo local para visitar o jazigo da família desde o enterro. "Pelo menos 12 pessoas passaram por aqui hoje (ontem); o movimento só não foi maior devido à chuva", disse um funcionário. "Passei aqui simplesmente por curiosidade. Moro próximo ao cemitério e vim ver como estava o túmulo", disse a aposentada Luzia Alves Correa, que esteve no cemitério com a filha Jéssica Correa de Menezes. Conhecidos da família também foram ao cemitério. "Não vim no enterro e como era amigo do André e da Melissa passei hoje para ver a capela", disse o recepcionista Luís Zamai Neto.

A família do empresário e o cunhado voltavam de Porto Alegre para São Paulo na terça-feira após uma festa de confraternização na chácara do jogador Ronaldinho Gaúcho, que fica no município de Eldorado do Sul, a 30 quilômetros da capital gaúcha, quando sofreram o acidente no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Fonte: Folha da Região
Data: 24/07/2007
Fotos: Alexandre Souza - 22/07/2007
Legenda: Amigos carregam caixão de André, com o rosto do advogado estampado em camiseta; familiares próximos a caixão lamentam perdas

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home