segunda-feira, maio 26, 2008

Banda de Birigüi recebe inscrições até sexta-feira


Natália Espanholi
Terça-feira - 18/09/2007

Birigüi - A Bamabi (Banda Marcial de Birigüi) está com inscrições abertas para crianças, a partir de 10 anos, e adultos, de ambos os sexos. De acordo com o professor de música Carlos Eduardo Claudino da Silva, regente da Bamabi, inicialmente são dez vagas para instrumentos como sopro e percussão e para coreografia (meninas). "Não é preciso ter o instrumento, pois a Casa de Cultura fornece para aulas, ensaios e apresentações", disse.

Segundo o regente, não é necessário saber tocar nenhum instrumento. "Não exigimos que a pessoa saiba tocar, mas que ela se dedique e participe das aulas teóricas e práticas, que são oferecidas pela Casa de Cultura, pelo menos duas vezes por semana e aos sábados. É necessário também participar dos ensaios e das apresentações da banda para se habituar com a rotina", explicou Silva. As aulas acontecem na Casa de Cultura Cristina Calixto, que fica na rua Siqueira Campos, 362, no centro da cidade, às segundas-feiras, das 8h às 11h, e às terças-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Às quintas-feiras, as aulas são das 13h às 17h e às sextas-feiras, das 8h às 11h. Aos sábados, as aulas teóricas e práticas acontecem das 14h às 17h.

De acordo com Silva, atualmente existem na banda pessoas entre 10 e 71 anos. "O que precisamos na Banda Marcial são pessoas com tempo para se dedicar e que gostem de música porque quando se gosta do que se faz tudo fica muito mais agradável", afirmou Silva. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 21, na Casa de Cultura, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

A Bamabi fez a primeira apresentação em 1986. No fim da década de 90, a banda foi desativada com a saída do maestro Lino Marcelo Tonsing, que passou a se dedicar somente à Banda Antônio Passarelli. Em 2002, a banda foi reativada por Silva. A Banda Marcial de Birigüi ganhou vários títulos em concursos, entre eles, o de 2ª colocada no Campeonato Estudantil da Secretaria Estadual de Educação, em 2003. Em 2004, a banda participou do Concurso de Bandas e Fanfarras de Buritama, no qual ficou em 5º lugar. Em agosto deste ano, a Bamabi participou de dois concursos de bandas e fanfarras -- em Cristais Paulista, ficou em 4º lugar e foi vice-campeã em Pereira Barreto.

Foto: Rafael Lopes
Legenda: Instrumentos para os integrantes da Banda Marcial de Birigüi são fornecidos pela Casa de Cultura; para se inscrever, não é necessário saber tocar
Fonte: Folha da Região
Data: 18/09/2007

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home