segunda-feira, maio 26, 2008

Adestradores disputam evento latino-americano


Natália Espanholi e Lucas Belussi
Domingo - 09/09/2007

Birigüi e Penápolis - Os adestradores de cães Lúcio Aparecido Gomes, de Birigüi, e Arnaldo Aguiar dos Reis, de Penápolis, vão participar do Campeonato Latino-Americano de Adestramento, que será realizado em novembro.

Eles foram, respectivamente, campeão e vice no Circuito Nacional de Adestramento da SBCPA (Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães), que ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de agosto em Juiz de Fora (MG).

De acordo com Gomes, a data e o local ainda não estão definidos pela organização. "Ainda não sei se vai ser aqui mesmo no Brasil ou no exterior, mas só de poder mostrar o meu trabalho e representar o Brasil nesse campeonato é maravilhoso", disse.

Cerca de 25 cães participaram da competição, que possui várias provas e é acumulativa de pontos, segundo ele. "Fiquei surpreso com o título de campeão do Circuito Nacional", disse. As etapas da competição foram realizadas em São José dos Campos (SP), Teresópolis (RJ), Mogi das Cruzes (SP) e Avaré (SP).

De acordo com o adestrador, o Campeonato Latino-Americano será a última competição de Bodo. "No final do ano, logo após o campeonato, devo aposentá-lo. Posso até participar de uma ou outra prova no ano que vem, mas somente mesmo para brincar", disse. Gomes deve iniciar o adestramento de seu novo cão no ano que vem. "Com a vitória no circuito, ganhei um cão e é com ele que em 2009 volto às competições", disse o adestrador. Lobo, como foi chamado, está com dois meses e meio.

Gomes participa de campeonatos e provas de adestramento há quatro anos.

Já o penapolense Arnaldo Aguiar dos Reis, que ficou com a segunda colocação no Circuito Nacional, competiu com a cadela Cuba, que tem três anos de idade. Segundo ele, a cachorra é treinada desde filhote, mas não faz uma preparação especial no período que antecede as provas. Para o novo desafio, intensificou a preparação realizando treinos três vezes por semana. O campeonato de Juiz de Fora (MG) foi sua primeira competição a nível nacional.

Anteriormente, ele participou apenas de campeonatos regionais, conquistando bons resultados. "Resolvi ir para o nacional porque adestradores mais experientes falaram que minha cadela tinha nível para essas competições".

O adestrador revela que não esperava o resultado, mas a conquista trouxe reconhecimento pessoal, porque demonstra o bom trabalho realizado por ele.

ADESTRAMENTO - O adestramento é um trabalho realizado à base de condicionamento, mediante repetições sucessivas de movimentos, por meio de técnicas especializadas, que levarão o cão a uma perícia sobre o movimento. "O adestramento estabelece uma obediência entre o cão e o dono e acaba tornando o cão muito mais feliz", disse Gomes.

O propósito do treinamento é estimular sempre os animais a fazer parte da rotina do dono e não o dono parte da rotina do animal. O trabalho tem que ser feito com carinho, compreensão e conhecimento sobre os meios pelos quais os animais entendem e se fazem compreender. "Nesse caso, é muito importante discipliná-lo, porém sem que o mesmo perca sua naturalidade e espontaneidade", disse o adestrador.

Segundo Gomes, o tempo para um cão ser adestrado é de no mínimo nove meses e custa em média entre R$ 200 e R$ 250 mensais. "Não existe um tempo limite para o adestramento. O animal pode ficar a vida inteira sendo adestrado se o dono quiser, mas para que ele faça pelo menos o básico tem de ser nove meses e pode começar quando o cão ainda é filhote", afirmou ele.

Foto: Rafael Lopes
Legenda: Gomes e seu cão Bodo, que foi campeão do Circuito Nacional de Adestramento da SBCPA
Fonte: Folha da Região
Data: 09/09/2007

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home