segunda-feira, maio 26, 2008

Birigüi recebe três máquinas agrícolas

Natália Espanholi
Terça-feira - 04/09/2007

Birigüi - A Prefeitura de Birigüi entrega hoje três equipamentos agrícolas do projeto "Patrulha Agrícola de Birigüi" a produtores rurais da cidade. A cerimônia de entrega será às 16h no Paço Municipal, que fica na praça James Mellor, no centro da cidade. Os equipamentos serão usados na lavoura pelos produtores dos 12 bairros rurais do município. De acordo com Regina Biancolin, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e que também responde pela Secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócios, 80% dos produtores rurais da região são pequenos e não têm condições de comprar os equipamentos. "Eles precisam desses equipamentos para fazer uma curva de nível, por exemplo, mas existem também outros trabalhos em que essas máquinas serão úteis", disse.

O projeto técnico com o pedido de um trator 4x4 com potência de 105 HP, um terraceador de arrasto de 14x26 polegadas e um distribuidor de calcário e composto orgânico de 5,5 mil quilos foi feito pela Secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócios e enviado ao Ministério da Agricultura, em maio do ano passado. A resposta positiva ao projeto veio em abril deste ano, quando foi iniciada a licitação para a compra dos equipamentos.

Segundo a presidente do conselho, os equipamentos custaram cerca de R$ 120 mil, dos quais 83% pagos pelo Ministério da Agricultura e 17% pela Prefeitura. "Os equipamentos chegaram na semana passada e resolvemos fazer a entrega o mais rápido possível porque sabemos que os produtores precisam do equipamento para trabalhar", disse.

As associações rurais do município e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural serão responsáveis pelo agendamento para uso das máquinas. "Algumas regras serão criadas e uma taxa será cobrada pelo uso para que possamos ter dinheiro em caixa para uma eventual quebra do equipamento, uma peça que precisar ser resposta, essas coisas", disse Regina. "Esses equipamentos vão nos dar melhores condições de trabalho, pois precisamos de máquinas mais fortes para alguns tipos de trabalho e muitos de nós não têm condições de comprar", disse o produtor rural José Cancian, 65 anos.

Fonte: Folha da Região
Data: 04/09/2007

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home