segunda-feira, maio 26, 2008

Aluno do Senai de Birigüi vence etapa de olimpíada



Natália Espanholi
Domingo - 26/08/2007

Birigüi - Luís Cléber da Silva, 17 anos, aluno do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Birigüi, foi campeão na categoria “ Tornearia Mecânica” da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, realizada em São Paulo, de 16 a 19 de agosto. Outros dois alunos representaram Birigüi, na categoria Tecnologia do Calçado. Everton Tarciso Maschio Vieira, 20, conquistou o segundo lugar e Lucas Magalhães Gouvêa, 20, ficou em quinto.

Segundo o diretor do Senai de Birigüi, Hélio Hideo Uchiyama, a cidade participou pela primeira vez da olimpíada em 2003. "É a terceira vez que participamos", conta. Uchiyama afirma que o desempenho dos três alunos na competição era esperado. "O resultado foi excelente. Nós confiávamos neles para alcançar esse êxito", afirma. "Essa olimpíada é uma oportunidade para os alunos ampliarem o conhecimento e até para o crescimento profissional no mercado de trabalho."

Segundo ele, cada aluno estudou durante um ano e treinou com afinco para participar da competição. Foram seis meses de treinamento diário. "Treinava cerca de dez horas por dia, mas o sacrifício gerou uma grande recompensa", afirma Luís Cléber.

Ele e Everton Tarciso vão participar de uma disputa que envolve o primeiro e o segundo colocados de cada modalidade para decidir quem representa o Estado na etapa nacional da olimpíada. "A data da disputa ainda não está marcada. O que sabemos é que a etapa nacional será no Sul do país, no ano que vem", disse Uchiyama.

Em 2003, um aluno do Senai de Birigüi representou a cidade na etapa nacional da olimpíada, que aconteceu em 2004 em Minas Gerais. Em 2005, três alunos participaram da etapa estadual, mas não conquistaram vaga para a etapa nacional, realizada em 2006. "Não posso garantir que vou ganhar o nacional, mas vou me dedicar muito e lutar para conseguir trazer para Birigüi o título de campeão na minha ocupação (tornearia mecânica), que é uma das mais tradicionais e concorridas", disse Luís Cléber.

Na etapa estadual, ele competiu com 36 alunos. Participaram da olimpíada 762 alunos de 71 escolas do Senai no Estado, que competiram em 55 ocupações industriais (que podem ser chamadas de categorias).

As competições são teóricas e práticas e têm como objetivo avaliar o desempenho e melhorar a qualidade da educação profissional, como proporcionar aos alunos oportunidades de vivenciar, em teste, situações semelhantes às que eles enfrentarão na vida profissional.

"Esse é considerado o maior evento de formação profissional do mundo", disse o diretor do Senai. "O mundial é bem menor e não chega nem a 700 participantes. A única diferença é que a qualidade dos competidores é ainda mais elevada", conclui.

Foto: Divulgação
Legenda: Da esq. p/ dir., os alunos Everton Tarciso Maschio, Lucas Magalhães Gouvêa e Luis Cleber da Silva
Fonte: Folha da Região
Data: 26/08/2007

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home