segunda-feira, maio 26, 2008

Cidade tem hoje ‘Prova do Laço’

Natália Espanholi
Domingo - 26/08/2007

Coroados - Vai ser realizado hoje, a partir das 9h30, no Nicola Ranch, em Coroados, o primeiro Campeonato da Alta Noroeste de Team Roping, que é a Prova do Laço em dupla. Competidores de diversas cidades da região e também de outros estados estarão participando. Araçatuba, São José do Rio Preto, Votuporanga, Bilac, Guararapes, Andradina, Três Lagoas (MS) são algumas das cidades representadas pelos laçadores.

A prova consiste em laçar um bezerro no menor tempo possível. Um os competidores, chamado de cabeceiro, laça a cabeça do bezerro. O outro laçador é responsável por laçar os pés.

Nessa prova, o trabalho tem de ser em conjunto, pois a dupla deve estar sincronizada para não errar as laçadas. O tempo de prova decorre a partir do momento em que os laçadores saem do box. A prova termina quando os dois cavaleiros laçam o bezerro e o mantém sob a corda esticada e amarrada à sela do cavalo.

Segundo o organizador do evento, Herlon Barbiere Figueroa, cerca de 250 pessoas estão inscritas e já vêm participando desde a primeira etapa da competição. "Essa será a penúltima etapa do campeonato. As outras aconteceram em cidades aqui da região e os pontos estão sendo somados para que seja definido, na próxima etapa, o campeão da Alta Noroeste".De acordo com Figueroa, são esperadas cerca de 300 pessoas. A premiação é de R$ 5 mil e será dividida entre os cinco primeiros colocados.

A final da competição acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Araçatuba. "Na final, o prêmio total pode chegar a até R$ 12 mil e ganha quem fizer o maior número de pontos somados nas sete etapas da competição", disse o organizador.

Figueroa disse também que a idéia do campeonato surgiu devido a grande participação de laçadores da região em festas de peão. "Existem vários praticantes dessa modalidade na nossa região e não existia uma competição por aqui, foi assim que surgiu a idéia que acabou dando certo".

As provas acontecem em uma propriedade rural, que fica no quilômetro seis da Rodovia Nicola Barbieri, no sentido Coroados-Braúna. A entrada é de graça.

Fonte: Folha da Região
Data: 26/08/2007

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home